quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pintura Grega

Para falar da pintura grega é necessário falar sobre a cerâmica, já que foi precisamente na decoração de ânforas, pratos e utensílios, cuja comercialização era um negócio muito produtivo na antiga Grécia. No começo, os desenhos eram simplesmente formas geométricas onde se originou a denominação de geométrico conferido a esse primeiro período (séculos IX e VIII a.C.
Com o passar do tempo. Surgiram então os primeiros desenhos de plantas e animais guarnecidos por adornos chamados de meandros. Numa etapa próxima, já do período arcaico (séculos VII e VI a.C.). Começou a ser incluída nos desenhos a figura humana, que apresentava um grafismo muito estilizado. E, com o aparecimento de novas tendências naturalistas, ela passou a ser cada vez mais utilizada nas representações mitológicas, o que veio a aumentar sua importância.



1 comentário:

  1. poderia me informar de onde você tirou essa imagem da pintura grega? qual o nome dela?. é para um trabalho e eu preciso de detalhes. se achou em um livro ou na internet. agradeço.

    ResponderEliminar