quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Arquitectura Medieval

                                                            Convento de Cristo - Tomar 

O Convento de Cristo é um histórico monumento na cidade de Tomar (freguesia de João Baptista), pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais. Trata-se de uma construção periurbana (área que se localiza para além dos subúrbios de uma cidade), implantada no alto de uma elevação sobranceira à planície onde se estende a cidade. Está circundado pelas muralhas do Castelo de Tomar e pela mata da cerca. A arquitectura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, maneiristas e barrocos. Característicos da arte medieval.

A arquitectura medieval, que vai desde a arquitectura bizantina à arquitectura gótica, foi principalmente influenciada pelo crescimento das cidades, pela ruralizarão da Europa e criação de feudos e a pela ascensão da Igreja Católica. À medida que o poder secular  se submetia ao poder papal, a Igreja detinha o capital necessário ao desenvolvimento das grandes obras arquitectónicas. A tecnologia do período desenvolveu-se principalmente na construção das catedrais.
Durante praticamente todo o período medieval, a figura do arquitecto não existe. A construção das catedrais, principal esforço construtivo da época, é acompanhada por toda a população e insere-se na vida da comunidade ao seu redor. O conhecimento construtivo é guardado pelas corporações, as quais reuniam dezenas de mestres-de-obras que conduziam a execução das obras mas também as elaboravam.

Sem comentários:

Enviar um comentário