quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O nosso Blog

A turma do 12º ano do curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos(TGEI) da escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Porto) decidiu criar este blog sobre arte no âmbito da disciplina de Integração .
É nossa intenção fazer uma viagem pelo mundo da arte ocidental, do qual ate ao momento pouco sabemos.
Vamos analisar quatro momentos importantes:o período grego,o período medieval,o romantismo e o período contemporâneo.
Não pretendemos criar um blog teórico e exaustivo sobre arte,mas sim focar os mais importantes momentos de cada período,conseguindo desta forma despertar o interesse de todos sobre o tema .
Vamos então iniciar a viagem...

Arte Grega

Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela é. Para fazerem isso, foi fundamental o estudo das proporções, cuja base se encontra consagrada segundo a máxima de que o homem é a medida de todas as coisas. Podem-se distinguir quatro grandes períodos na evolução da arte grega: o geométrico (séculos IX e VIII a.C.), o arcaico (VII e VI a.C.), o clássico (V e IV a.C.) e o helenístico (do século III ao I a.C.).


Pintura Grega

Para falar da pintura grega é necessário falar sobre a cerâmica, já que foi precisamente na decoração de ânforas, pratos e utensílios, cuja comercialização era um negócio muito produtivo na antiga Grécia. No começo, os desenhos eram simplesmente formas geométricas onde se originou a denominação de geométrico conferido a esse primeiro período (séculos IX e VIII a.C.
Com o passar do tempo. Surgiram então os primeiros desenhos de plantas e animais guarnecidos por adornos chamados de meandros. Numa etapa próxima, já do período arcaico (séculos VII e VI a.C.). Começou a ser incluída nos desenhos a figura humana, que apresentava um grafismo muito estilizado. E, com o aparecimento de novas tendências naturalistas, ela passou a ser cada vez mais utilizada nas representações mitológicas, o que veio a aumentar sua importância.



Escultura Grega

Inicialmente as esculturas gregas (século IX a.C.) não passavam de pequenas figuras humanas feitas de materiais mais manuseáveis, como a argila, o marfim ou a cera. Este conceito veio se alterar durante o período arcaico (séculos VII e VI a.C.), quando os gregos começaram a trabalhar a pedra. As esculturas mais comuns eram estátuas de rapazes (kouros) e moças (korés). As figuras esculpidas apresentavam formas lisas e arredondadas e plasmavam na pedra uma beleza ideal. Mais tarde surge o conceito de contraposto - posição na qual as esculturas se apoiavam totalmente numa perna, deixando a outra livre, e o princípio do dinamismo tomou forma nas representações de atletas em plena ação. 



Arquitetura Grega

Foi neste período que surgiram os primeiros templos, que foram um dos legados mais importantes da arte grega. Este aposento, de morfologia bastante simples, apesar de ser a acomodação principal do palácio do governante, nada mais era do que uma sala retangular, à qual se tinha acesso através de um pequeno pórtico (pronaos), e quatro colunas que sustentavam um teto parecido com o atual telhado de duas águas. No princípio, esse foi o esquema que marcou os cânones da edificação grega.



Arte Greco Romana

Arte Greco-Romana
 Durante a invasão de Roma a Grécia, uma das coisas que mais fascinou os romanos foi a arte grega. Depois de ver a grandiosidade dos trabalhos arquitectónicos dos gregos, o governo romano ‘’contratou’’ engenheiros para levar para Roma.
Roma foi também um dos impérios que mais investiu na arte, tendo contratado vários engenheiros para fazerem construções em Roma.
Muitos especialistas dizem que grandes construções romanas com o Coliseu de Roma, Fontana de Trévi e até mesmo alguns dos seus aquedutos tão conhecidos estão assentadas sobre enormes pilares que os gregos costumavam usar em todas as suas construções.

Fontana di Trévi

Coliseu de Roma 





Arte Renascentista

A Arte Renascentista tem como base recuperar a arte clássica, greco-romana. Até as construções foram influenciadas por características antigas adaptadas à nova realidade moderna, temos como exemplo construção de igrejas cristãs, palácios e mosteiros seguindo padrões clássicos.
Dentro da Arte Renascentista iremos falar acerca de Arquitectura, Escultura, Pintura, Música e de Literatura da época.


Escultura Renascentista

A escultura é considerada a forma de expressão artística que melhor representa o renascimento, no sentido humanista. A escultura utiliza a perspectiva e da proporção geométrica, destacam-se as figuras humanas, que até agora estavam em segundo plano, embutidas em paredes ou colunas. No renascimento a escultura ganha independência e a obra pode ser apreciada por todos e em todos os ângulos. Na escultura renascentista destacam-se dois elementos a expressão corporal, revelando uma figura humana com proporções perfeitas. As expressões das figuras reflectem os sentimentos. Contrariando a moral cristã da época, o nu volta a ser utilizado reflectindo o naturalismo. Também encontramos obras que retratam elementos mitológicos como o Baco, de Michelangelo, assim como o busto ou as tumbas de mecenas. Principais Esultores: Donatello, Miguel Ângelo, Agostino di Duccio.


Baco - Miguel  Ângelo
Estátua Equestre Guattamelata - Donatello
Madonna XV - Agostino di Duccio

Pintura Renascentista

A pintura renascentista definida por individualidades transmitia características estilísticas, técnicas e estéticas distintas. As raízes baseiam-se na Antiguidade Clássica e na Idade Média (captadas em sentido evolutivo e sobretudo da obra de Giotto que tinha na sua arte do séc.XII, o pronuncio dos princípios da pintura do Renascimento). Nos séculos XV e XVI, surgiram grandes pintores tais como, Botticelli, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo e Rafael. Leonardo da Vinci foi o autor da famosa pintura Gioconda (mais conhecida por Monalisa), Miguel Ângelo foi o criador dos frescos da Capela Sistina no Vaticano e Rafael autor de muitas imagens da Virgem com o Menino.

Frescos da Capela Sistina - Miguel Ângelo
Ressureição de Cristo - Rafael













Mona Lisa - Leonardo da Vinci

Musica Renascentista



Na  música renascentista os compositores desejavam escrever música secular sem se preocuparem com as práticas da Igreja. Sentiam-se atraídos pelas possibilidades da escrita polifónica, na qual a voz podia ter a sua própria linha melódica. Os compositores escreviam madrigais na sua própria língua, em vez de usar o latim. Durante o renascimento a música inglesa atingiu o apogeu, já que surgiram grandes compositores madrigalistas ingleses que proclamavam poesia da época.


Literatura Renascentista


A literatura originou novas formas, como os ensaios e as biografias, estes tornaram-se importantes. Os escritores do Renascimento começaram a adoptar línguas, o francês e o italiano.
Nesta época novos géneros literários floresceram, o romance a poesia, a história, a epopeia e a ciência política. A literatura mantêm características religiosas, características que serão desenvolvidas no Renascimento.
Os mais notáveis escritores do Renascimento foram, Nicolau Maquiavel, Gil Vicente, Ludovic Ariosto, Dante Alighieri, entre outros.

Auto da Barca do Inferno- Gil Vicente

Romantismo

O Romantismo foi originalmente um movimento de facto revolucionário que adoptou as ideias políticas e filosóficas elaboradas pelo século das Luzes: livre expressão da sensibilidade e afirmação dos direitos do indivíduo. Mas o romantismo, para lá da sua oposição à estética clássica, quer revelar a parte do homem oculta pelas convenções estéticas e sociais.
Foi um movimento cultural que surgiu inicialmente na Grã-Bretanha e na Alemanha. Mais tarde o romantismo apareceu na França nos países do sul e da Escandinávia e espalhando-se depois pelo resto da Europa e Estados Unidos Da América O seu nome deriva de "romance" (história de aventuras medievais).

Características Do Romantismo

O Romantismo era dividido em 3 gerações:

1 geração — As características centrais do Romantismo foram:o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e por algo que não era agradável. Também se destaca o nacionalismo. Nesta primeira geração a mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.

2 geração - Nesta geração serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.

3 geração - Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica,com o intuito de terem descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.


Romantismo nas Belas Artes

O Romantismo e o Neoclassismo são simplesmente duas faces de uma moeda. Enquanto o neoclássico busca um ideal sublime, objectivando o mundo, o romantismo faz o mesmo, embora tenda a subjetivar o mundo exterior. Os dois movimentos estão interligados pela idealização da realidade.


As primeiras manifestações romanticas na pintura ocorreram quando Francisco Goya passou a pintar depois de começar a perder a audição. Apesar de Goya ter sido um académico, o Romantismo somente chegaria à academia mais tarde.
 Francisco Goya (1746-1828)

O francês Eugène Delacroix é considerado um pintor romantico por excelência. O artista coloca-se metaforicamente como um revolucionario ao se retratar em uma personagem da turba, apesar de olhar com uma certa reserva para os acontecimentos(refletindo a influência burguesa no romantismo).

  Eugène Delacroix (1798-1863)